Com apoio do Governo do Estado, Campeonato Brasileiro de Orientação terá participação de oito amazonenses

A modalidade é uma corrida em meio à natureza, com uso de um mapa e bússola

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), oito atletas vão representar o Amazonas no 22º Campeonato Brasileiro de Orientação, em Trairi (CE). Serão quatro dias de competição, organizada pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO), com início a partir desta quinta-feira (11/11).

A modalidade é uma corrida em meio à natureza, onde cada competidor deve passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e uma bússola. A prática exige múltiplas habilidades físicas e mentais para a escolha da melhor rota.

“É um esporte que usa muito o raciocínio, além da parte física e técnica que eu já tenho um pouco. Então eu quero seguir carreira. Eu quero dar o meu melhor. Agradecer ao Governo e a Faar. Vou dar o meu esforço para agradecer pelo presente”, afirma Eliara Godinho, 27 anos, contemplada pelo estado com passagem aérea para o Brasileiro de Orientação.

O desporto é dividido em quatro categorias: novato, praticante, experiente e elite, contemplando participantes de 10 até 80 anos de idade em corridas que duram cerca de uma hora.

“A orientação é praticada há mais de 25 anos aqui no Amazonas e alia competição esportiva à preservação do meio ambiente. Por isso a importância do investimento do Governo do Amazonas neste esporte que cada vez mais atrai novos praticantes”, afirma Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

No Amazonas, o esporte é desenvolvido pelo Clube de Orientação de Manaus, modalidade que conta com cerca de 200 participantes no estado. A entidade é a responsável pela delegação amazonense que disputará o Campeonato Brasileiro. Mais informações sobre a disputa podem ser acessadas em www.cbo.org.br.

FOTOS: Mauro Neto e Divulgação/Faar