Em 2023, Pelci aumentou o número de núcleos na capital e interior revelando atletas para o alto rendimento

Com a oferta de 13 modalidades, programa alcançou mais de 15 mil crianças e jovens

O Governo do Amazonas tem impulsionado o cenário esportivo do estado, alcançando mais de 15 mil crianças e jovens por meio de projetos sócio esportivos. Com o aporte financeiro de R$ 6 milhões ao Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) ampliou as atividades para novos núcleos e três estádios na capital.

“O governador Wilson Lima aponta um futuro promissor para os jovens por meio do Pelci. Temos impulsionado a formação de novos atletas e bons cidadãos, na construção de uma sociedade mais inclusiva e também mais saudável, um gol de placa para o esporte e lazer no estado” destaca o Secretário de Estado do Desporto e Lazer, Jorge Oliveira.

Este ano, a capital amazonense ganhou cinco novos núcleos estratégicos do Pelci, além de expandir suas atividades nos estádios Carlos Zamith, Ismael Benigno e Oswaldo Frota. Este ano, mais de 15 mil crianças e jovens foram alcançadas pelo programa com as práticas das modalidades de futebol, futsal, basquete, vôlei, handebol, futevôlei, atletismo, natação, jiu-jitsu, xadrez, tênis de mesa, wrestling e judô, tanto em Manaus quanto no interior do estado.

Caio Gabriel, de 17 anos de idade, foi um dos atletas revelados pelo  Pelci. Atualmente, ele faz parte da categoria de base sub-18 do Nacional FC. “O Pelci é muito bom e dá oportunidade para nós jovens praticarmos diferentes modalidades, além dos professores serem bem qualificados“, declarou.

Participação feminina

A participação feminina também tem sido destaque no Pelci. Mais de 1.100 atletas mulheres estão inscritas nas aulas de futebol de campo e futsal, contribuindo para a ascensão de talentos, como Tayná Santos de São Gabriel da Cachoeira. A jogadora de 20 anos de idade, também foi revelada pelo o Pelci, agora atua profissionalmente no clube JC de Itacoatiara.

“O Pelci entrou na vida como ponte para acreditar que eu podia realizar meu sonho, e começar a escrever minha história como jogadora de futebol profissional. Quero parabenizar e agradecer ao governo do estado pela criação do Pelci que vem dando oportunidade e esperança para todos os jovens do Amazonas”, disse Tayná Santos.

O Pelci conta com o total de 62 núcleos que atuam em Manaus, Codajás, Envira, Fonte Boa e Humaitá, incluindo núcleos indígenas, localizados em São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, onde reúne mais de 1.200 atletas de diversas etnias. Integrados ao Programa, os projetos Futevôlei nos Bairros, Formandos Campeões e Campeões da Vila se destacaram proporcionando oportunidades para os jovens amazonenses.

FOTOS: Julcemar Alves e Divulgação/Sedel