Projeto Formando Campeões realiza 1º Workshop de Defesa Pessoal Feminina na Vila Olímpica de Manaus

 

Evento contou com a participação de mais de 160 atletas do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci)

 

O Projeto Formando Campeões, ligado ao Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), promoveu, no sábado (03/06), o 1° Workshop de Defesa Pessoal Feminina no Amazonas, na Vila Olímpica de Manaus. Com a participação de mais de 160 atletas, a ação trouxe a temática voltada para mulheres, por meio de palestras e atividades com técnicas de luta.

 

“Esse evento é o pontapé do que iremos ter aqui na Vila Olímpica de Manaus, um ambiente de treinamento adequado para atletas e de ações em defesa das mulheres. O governador Wilson Lima está empenhado em fortalecer o esporte em geral, especialmente o feminino, e com essa iniciativa reforça o valor do investimento nessa área”, destacou o titular da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

 

O evento contou com a participação da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), especialistas em Defesa Pessoal e atletas de destaque no ramo, que compartilharam técnicas e treinamentos com as participantes. “É uma honra fazer parte dessa iniciativa, em compartilhar conhecimentos para fortalecer ainda mais a comunidade feminina”, declarou a atleta de jiu-jitsu, Luíza Dantas, que participou como instrutora do workshop.

 

Amanda do Amaral, mãe da pequena Manuela Amaral, atleta de apenas 6 anos de idade, do núcleo do Pelci no Bairro Betânia, compartilhou como a prática de jiu-jitsu tem transformado a vida de sua filha. “Em meio à investigação de autismo, minha filha Manuela sofria de ansiedade e tinha intolerância ao toque. Por recomendação da psicóloga, buscamos o Pelci e, em quase 2 meses de prática de jiu-jítsu, minha filha melhorou significativamente. Sou extremamente grata ao Governo do Amazonas por essa oportunidade e por estar participando desse evento”, disse Amanda Amaral.

 

O workshop deu início à criação dos núcleos de defesa pessoal, exclusivo para mulheres, coordenado pelo projeto Formando Campeões. Hoje os programas esportivos da Sedel somam mais de 10 mil atletas, 35% deste público é de mulheres nas mais diversas modalidades.

 

FOTOS: Mauro Neto/Sedel