RespirAR promove roda de conversa para conscientização acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A ação faz parte da programação do Abril Azul

 

O Programa RespirAR realiza nesta semana uma série de palestras em seus núcleos sobre a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento desta quarta-feira (10/04) aconteceu no Centro Estadual de Convivência do Idoso (CECI) da Aparecida, onde os membros e colaboradores do programa receberam informações, puderam dialogar e compartilhar experiências sobre o tema.

“Estamos falando da importância em conscientizar sobre o autismo, é um tema que precisamos levar ao conhecimento da população”, disse a supervisora do RespirAR, Sâmia Franco.

O evento de hoje faz parte de uma série de ações temáticas que o RespirAR realiza para seus integrantes. A programação começou com alongamentos e atividades físicas, seguidas de uma palestra informativa sobre o que é o TEA, suas características, sinais e como promover um ambiente inclusivo. O objetivo é desmistificar o autismo, promover a empatia e a inclusão social de pessoas que se encontram dentro do espectro.

Salete da Silva, 70 anos, integrante do RespirAR e tia de um menino diagnosticado com TEA, elogiou a iniciativa do programa. “O RespirAR está ajudando passando esse conhecimento, essa abertura. As pessoas que estão aqui sendo beneficiadas, poderão repassar todas essas informações ajudando nossos familiares, que tem filhos que são autistas e não conhecem”.

Abril foi escolhido como o mês de conscientização sobre o autismo pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), simbolizado pela cor azul, que representa a tranquilidade e equilíbrio. A palestra já ocorreu no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (CECF), na última segunda-feira (08/04), e a próxima será no CECF Professora Teonízia Lobo, localizado no bairro Multirão, de partir a partir das 9h e na tarde às 14h.

Fotos: Julcemar Alves/Sedel