Agenda Paralímpica: saiba tudo sobre as disputas dos representantes amazonenses em Paris

 Maria de Fátima e Elielton Lira representarão o Amazonas nas disputas Paralímpicas de 2024

Os amazonenses Maria de Fátima e Elielton Lira estrearão nesta quinta e sexta-feira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, maior evento destinado a paratletas do mundo. Com os treinamentos chegando na reta final, os representantes do estado, que recebem apoio do Governo do Amazonas, por meio do Bolsa Esporte Estadual e do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, disputarão as modalidades do judô e halterofilismo.

“A dedicação deles no judô e no halterofilismo é um reflexo do crescimento contínuo do esporte de alto rendimento em nosso estado. Com investimentos constantes em infraestrutura e treinamento, estamos vendo um avanço significativo no desenvolvimento do paradesporto amazonense”, exalta o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

Elielton Lira competirá na próxima quinta-feira (05/09), com o início das disputas programado para às 4h, no horário da capital amazonense. Ele compete na categoria J1 até 60kg, que conta com outros nove atletas de diferentes países. Atualmente Elielton é o segundo colocado no ranking mundial, atrás somente do indiano Parmar Kapil, de 24 anos, e por esta bem ranqueado internacionalmente, o paratleta amazonense entrará nas disputas a partir das quartas de final.

“A expectativa é das melhores. O que tinha de ser feito a gente já fez, treinou, focou, evoluiu durante esse ciclo inteiro. Amanhã é dia de fazer excelentes lutas. O perigo lá dentro do tatame é real, mas nos preparamos para isso. Então vamos em busca dessa medalha. O judô é um esporte de oportunidade, então precisamos de apenas uma para definir a luta”, declara o paratleta.

Já na sexta-feira (06/09), é a vez de Maria de Fátima estrear no halterofilismo. Ela que atualmente é a quarta colocada no ranking internacional, ficando atrás somente da Fatma Elyan do Egito, Lucy Ejike da Nigéria e da Tan Yujiao da China, compete na categoria até 67kg. As disputas estão previstas para iniciarem às 11h no horário de Manaus.

“A ansiedade está grande, faltam apenas dois dias para a minha competição. A expectativa é positiva, pois me preparei e o meu desempenho está sendo trabalhado diariamente, tendo melhorado bastante na minha técnica também, até porque esse esporte não exige só força, E tudo isso me dá muita confiança para brigar diretamente com minhas adversárias e assim fazer uma boa prova para me garantir no pódio”, comenta Maria.

FOTOS: Divulgação/Sedel