Dia do Profissional de Educação Física: Transformando vidas por meio do esporte

Conheça as histórias de Gabriel Passos e Nellyane Vinhote profissionais dos Programas RespirAR e Pelci

No dia 1º de setembro, é celebrado o Dia do Profissional de Educação Física, uma data que ressalta a importância desses profissionais na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida, por meio da atividade física. A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer do Amazonas (Sedel) destaca a história de Gabriel Passos e Nellyane Vinhote, que fazem parte do Programa Respirar e do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), ambos coordenados pela Sedel.

Gabriel Passos Chagas, 28 anos de idade, ingressou no Programa RespirAR durante a pandemia, como estagiário e, hoje, atua como professor na unidade Centro de Convivência Magdalena Arce Daou Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.

“O RespirAR mudou tanto a minha vida como a de milhares de pessoas. Sou muito honrado por fazer parte disso, de um programa de referência internacional. Sou grato ao governador Wilson Lima por ter criado o RespirAR, onde iniciei minha carreira”, disse Gabriel Passos, ao destacar a importância do Programa em sua vida profissional.

Embora sua formação inicial tenha sido em Publicidade, a paixão pelo esporte, influenciado pelo pai, o levou a mudar para o curso de Educação Física. Atualmente, formado, Gabriel Passos é um profissional dedicado, está concluindo uma especialização em atividades aquáticas e planeja fazer uma pós-graduação em reabilitação esportiva.

Nellyane Vinhote, 40, encontrou sua verdadeira vocação também no mundo da atividade física. A profissional de educação física atua nos núcleos do Pelci, da Arena Amadeu Teixeira, Ginásio Renné Monteiro e Campo do Buracão. Sua carreira começou como estagiária em projetos do governo, há 12 anos, e hoje ela faz parte do quadro de funcionários do Pelci.

“Como profissional de educação física, eu me sinto muito orgulhosa em fazer parte do Pelci. Quando eu passava próximo ao campo em que atuo, sempre via as crianças por perto e sempre tive vontade de fazer algo por elas. Hoje, ministro aulas para aquelas crianças que precisam de uma atenção, de um agente transformador de vidas, o esporte”, disse Nellyane Vinhote, monitora de voleibol do Pelci.

Um exemplo vivo do impacto positivo que um profissional de educação física pode ter na vida de alguém, é Miguelon Gomes de Souza, 57. Ele chegou ao Programa RespirAR com fortes dores e dificuldades para andar, devido a uma hérnia de disco. Após reabilitação sob a orientação de profissionais de fisioterapia e de educação física, ele conseguiu recuperar sua qualidade de vida e até mesmo retomar atividades como jogar futebol com amigos.

Para Miguelon, o papel do profissional de educação física é fundamental. “O profissional de educação física realiza sonhos, pega uma pessoa debilitada como eu e devolve a qualidade de vida através de exercícios e outros mecanismos, isso é maravilhoso. Parabéns a todos os profissionais de educação física”, declarou o ex-paciente do RespirAR.

FOTOS: Mauro Neto/Sedel