Em Tabatinga, Faar coleta demandas sobre esporte e anuncia apoio a atletas

O Governo do Estado, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), esteve em Tabatinga (a 1.108 quilômetros da capital amazonense), na sexta-feira e sábado (30 e 31/07), realizando uma série de reuniões e visitas para o desenvolvimento do esporte. O setor estratégico da #FaarEmAção articulou reuniões e entregou redes para vôlei e futebol, kits esportivos com bolas, medalhas e troféus como incentivo ao desporto local.

Tabatinga foi o 11º município visitado pela Faar, no mês de julho, para coleta de demandas e definição de projetos ligados ao esporte. Durante a visita, houve uma solicitação para que seja criado um núcleo esportivo da Fundação no local. “Mais uma grande oportunidade de conhecer um município do nosso Amazonas cheio de potenciais esportivos, fico muito feliz em ouvir os apelos dos vereadores e ter a oportunidade de explanar nossos projetos para o Estado, como o bolsa atleta e a lei de incentivo ao esporte”, relatou o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira.

O indicativo solicitado pelos vereadores da Câmara Municipal de Tabatinga à Faar visa a continuidade dos investimentos e atenção que vem acontecendo ao local. “Eu fico muito feliz porque, pela primeira vez, um chefe de estado ligado ao esporte vem ao nosso município e não só traz esperança, mas fomenta com material esportivo todo o município. Nossa juventude, que tanto sonha com o esporte, agradece pela visita”, declarou o vereador Junior Olímpio.

Na oportunidade, foi realizada a entrega de materiais esportivos como uma rede de vôlei, duas redes de futsal, duas redes de campo, quatro kits esportivos, 32 placas de tatame, 30 medalhas de ouro, 30 de prata e 30 medalhas de bronze, além de cinco troféus de 1° lugar. Na tarde de sexta (30/07), Jorge Oliveira e a equipe da Faar conheceram o campo da Comara, o Campo Castanhal e o Campo do Umariaçu II. À noite, a programação aconteceu na Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar GM 3, localizada na avenida da Amizade, com a presença de lutadores de jiu-jitsu para a entrega dos tatames e jogos amistosos de handebol e futsal.

“Só tenho a agradecer a visita em nossa cidade e pela oportunidade que está sendo dada aos jovens de Tabatinga, são reuniões que estão ampliando nossa visão sobre o esporte. A doação dos materiais esportivos terá um impacto muito positivo e vai atender o desporto masculino, feminino e indígena”, apontou Aldaci Carneiro Caldas, representante da Liga Esportiva de Tabatinga.

Patinação em velocidade – Durante a visita a Tabatinga, a #FaarEmAção atendeu ao atleta Luiz Felipe, 16, da patinação de velocidade que, de acordo com a legislação vigente, deverá ser contemplado com uma passagem aérea para Brasília, onde ele treinará visando vagas nas competições internacionais da modalidade. “Já representei o Amazonas em competições em São Paulo, Brasília e até na Colômbia. Esse apoio é essencial para eu continuar me dedicando ao meu esporte”, comemorou o atleta.

Ações no interior – A jornada de visitas da Fundação Amazonas de Alto Rendimento ao interior do estado é para conhecer, cada vez mais, a realidade local e coletar as principais demandas no esporte com a perspectiva para o alto desempenho.

Durante o mês de julho, a Faar contemplou, ao todo, doze municípios.  O roteiro começou por Codajás e Beruri, seguindo por Novo Aripuanã, Lábrea, Tefé, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Tabatinga; e encerrou ontem (31/07), em Carauari, onde a equipe visitou o projeto “Central da Bola”.

FOTOS: Divulgação / Faar