Governo do Amazonas destaca trajetória do Amazonas FC até a Série B

Time amazonense estreia na competição nacional no próximo sábado (20/04)

Fundado em 2019, o Amazonas FC vem fazendo história no futebol do estado. Com apoio do Governo do Amazonas, o time amazonense alcançou a Série B do Campeonato Brasileiro, conquistando o inédito título da Série C, e no próximo sábado (20/04), a equipe estreia na competição nacional contra o Sport Recife, na Arena da Amazônia.

“Com patrocínios do Governo do Amazonas ao futebol profissional, o Amazonas FC assim como outros times seguem fazendo história. O acesso à Série B coloca o nosso estado em outro patamar, a nível nacional e isso é motivo de alegria para nós que acreditamos no esporte de alto rendimento”, disse Jorge Oliveira, secretário de Estado de Desporto e Lazer (Sedel).

Criado na zona leste de Manaus, a Onça Pintada iniciou sua trajetória disputando o Campeonato Amazonense Série B, conquistando o título de campeão de 2019 ao vencer o São Raimundo, na competição local. Em 2021, o Amazonas FC teve sua primeira participação na primeira divisão do Campeonato Amazonense, também conhecido como Barezão, assegurando a 3ª colocação ao final da competição, o que lhe garantiu uma vaga à Série D de 2022.

Na Série D o clube montou um elenco com jogadores qualificados em busca da evolução da equipe no cenário nacional, tornando-se a terceira melhor campanha daquele ano e assim conquistando o acesso à Série C de 2023. O confronto decisivo aconteceu no estádio Carlos Zamith vencendo a Portuguesa (RJ), por 3 a 2.

O ano de 2023 foi promissor, o Amazonas FC levantou a taça de campeão do Barezão, foram 14 jogos, com 10 vitórias, três empates e uma derrota. Já na Série C, o clube ficou em terceiro lugar na primeira fase, garantindo vaga no quadrangular final, onde levaria mais de 44 mil torcedores para assistir sua classificação à Série B, ao vencer por 2 a 0 o Botafogo (PB).

Título Inédito
O Amazonas FC colocou seu nome na história do futebol, garantindo o primeiro título nacional de um time amazonense e colocando o estado de volta à competição depois de 17 anos. De virada, a onça pintada venceu o Brusque (SC), por 2 a 1, no Estádio Augusto Bauer, no Vale do Itajaí, se tornando o campeão da Série C 2023.

Série B
No próximo sábado (20/04), o Amazonas FC inicia um novo capítulo na sua trajetória, a estreia no Campeonato Brasileiro Série B. Entre os adversários do time amazonense, estão: Sport (PE), CRB (AL), Santos FC (SP), Ceará (CE), Ponte Preta (SP), Paysandu (PA), América (MG) e Mirassol (SP).

 

Fotos: Julcemar Alves/Sedel