Mãe encontra no Pelci chance de seu filho realizar sonho de ser atleta profissional
Sebastiana Napoles trouxe seu filho à Manaus para perseguir sonho de jovem de se tornar profissional de jiu-jitsu
Vinda do município do Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) há um mês, Sebastiana Napoles encontrou no Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) uma alternativa para que seu filho se torne um atleta de sucesso. Hoje, praticando jiu-jitsu no projeto do Governo do Amazonas, coordenado por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Isaías Napoles, de 14 anos, visa a carreira profissional.
“Ficamos felizes de receber o Isaías no nosso projeto, com certeza ele será mais um atleta que vai se destacar no alto rendimento. O principal objetivo do Pelci é valorizar as potencialidades desses jovens através do esporte e estaremos sempre incentivando para que surjam mais atletas como ele, dedicados e que buscam realizar seus sonhos”, destacou o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira.
Sebastiana conta com orgulho o quanto o projeto chegou em uma boa hora na vida do atleta. “Com sete anos meu filho começou a praticar jiu-jitsu em uma academia no Rio Preto da Eva, mas academia fechou e eu fiquei sem condições de matricular ele em outro local que fosse próximo de casa. Quando fiquei sabendo que ia ter um projeto esportivo em Manaus, eu fui atrás de informações para matricular meu filho e há um mês o Pelci tem mudado nossas vidas”, comenta Sebastiana Napoles.
Superação, garra e dedicação marcam a história do jovem que busca ser um atleta profissional. Hoje, com 14 anos, Isaías é aluno do Pelci, no núcleo Arena Amadeu Teixeira, e recebe treinos nas terças e quintas; na segunda, quarta e sexta, o atleta mirim também pratica aulas na academia Norte Gold Team (NGT), para ele o Pelci é a ponte para a realização do seu maior sonho.
“Quando minha mãe me matriculou no Pelci, eu fiquei muito feliz, tivemos que abrir mão da nossa vida no Rio Preto e estamos reconstruindo tudo aqui, mas eu tenho certeza que vai valer a pena todo esse esforço, meu sonho é ser um atleta profissional de jiu-jitsu”, comentou Isaías.
Isaías ressalta a importância do apoio que o Pelci vem lhe proporcionando, mesmo com pouco tempo na cidade o atleta destaca o quanto o incentivo dos professores está sendo fundamental para seu desempenho no jiu-jitsu. “Desde a primeira aula que tive me senti acolhido pelos professores e a cada treino vou melhorando cada vez mais. O apoio dos professores para mim faz toda diferença, porque sei que através dessas aulas, aos poucos vou conquistando meu sonho”, comentou Isaias.
Atualmente o projeto esportivo conta com 11 núcleos na capital amazonense, além do polo Manaus, três polos foram lançados em São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Humaitá. Com objetivo de ampliar e desenvolver atividades esportivas na capital e interior, o Pelci, conta com coordenadores, professores e monitores qualificados que atendem os jovens em seus núcleos.
FOTOS: Rudson Munique/Faar