Paratleta amazonense do Bolsa Esporte Estadual brilha em competição internacional

Richard Campos, de apenas 14 anos, é destaque em competição sul-americana

Destaque no cenário esportivo internacional, o amazonense Richard Campos conquistou três medalhas durante a 27ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, no Chile. Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Bolsa Esporte Estadual, o paratleta de base de apenas 14 anos, foi ouro no revezamento integrado 5×80, prata nos 80 metros rasos adaptado e bronze no salto em distância.

“O sucesso e desempenho de Richard Campos, mostra o impacto positivo que o Bolsa Esporte Estadual pode ter na vida dos atletas e no esporte em sua totalidade. O governo Wilson Lima tem investido no desenvolvimento esportivo de talentos emergentes, fortalecendo o esporte da base ao alto rendimento”, destacou Jorge Oliveira, titular da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Antes de brilhar internacionalmente, Richard Campos conquistou a medalha de ouro nos 80 metros adaptados durante os Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s) 2023, garantindo sua vaga para representar o Brasil no Chile. Além disso, o paratleta acumula outros feitos relevantes, incluindo duas medalhas de ouro no Meeting Manaus (CPB), nas provas de 400 metros e salto em distância, e o título de campeão no Meeting Basa 2023, nos 250 metros e salto em distância.

“Duas palavras me definem nesse momento, orgulho e gratidão. Muitos não acreditavam que ele podia ir além, e hoje meu filho representa o estado internacionalmente. Agradeço ao Governo do Amazonas pelo incentivo por meio do Bolsa Esporte, que tem nos ajudado bastante”, disse Raquel Costa, mãe de Richard Campos.

O jovem atleta fez parte da delegação brasileira composta por 222 pessoas, entre atletas, professores e médicos. Ele realiza seus treinos diários na Vila Olímpica de Manaus.

FOTOS: Divulgação/Sedel