Secretário da Sedel, Jorge Oliveira recebe Título de Cidadão Tabatinguense

Honraria foi concedida em agradecimento ao desenvolvimento do esporte no município

A Câmara Municipal de Tabatinga (distante 1.108km de Manaus), concedeu o Título de Cidadão Tabatinguense, uma das maiores honrarias do município, ao secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira, pelos relevantes serviços prestados ao esporte da cidade. A cidade foi a primeira a ter um núcleo indígena fomentado pelo Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), que ajuda no desenvolvimento do esporte de base e como forma de inclusão de crianças e jovens.

“É com imensa gratidão e honra que recebo o Título de Cidadão Tabatinguense concedido pela Câmara Municipal de Tabatinga. Quero expressar minha profunda satisfação em contribuir para o desenvolvimento do esporte nesta cidade. Os investimentos realizados pelo Governo do Amazonas, refletem nosso compromisso em promover o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social”, disse Jorge Oliveira, secretário da Sedel.

Os investimentos realizados pelo Governo do Amazonas, por meio da Sedel, resultaram na inauguração de um polo indígena do Pelci, na cidade e que abrange outras cidades da região do Alto Solimões. São mais de 500 jovens matriculados, divididos em 10 núcleos, praticando sete modalidades esportivas, sendo elas: futebol, futsal, jiu-jitsu, judô, vôlei, handebol e basquete.

Um dos atletas revelados, após uma visita técnica da Sedel no município, é Luiz Felipe Tamayo, atleta da patinação de velocidade. O jovem faz parte da Seleção Brasileira de patinação, recebe apoio do Governo do Amazonas por meio do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, e já ganhou o Troféu Brasil Open, disputado em Minas Gerais e o Pan-Americano em 2022, na Colômbia.

Pelci

O Pelci é um programa do Governo do Amazonas, coordenado pela Sedel, de apoio ao esporte de base e ferramenta de inclusão social, cujo alcance já beneficiou mais de 15 mil atletas. Atualmente conta com 62 núcleos, 35 na capital e 27 núcleos no interior do estado, divididos em sete polos, nas cidades de Manaus, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Codajás, Envira e Fonte Boa.

Fotos: Divulgação/Sedel